A nidação nada mais é do que a implantação do zigoto (do óvulo fecundado) no útero. Após o ovulo é fecundado na trompa por um espermatozoide, ele viaja através do útero para chegar ao endométrio onde será implantado e se torna um bebê lindo ao longo de 9 meses. A nidação é onde tudo começa. Mas será que existem sintomas de nidação?
Algumas vezes, a nidação pode causar sintomas sim, principalmente em mulheres mais sensíveis aos sinais do corpo. Logo após a ovulação, o nível da progesterona sobe e pode produzir sintomas bem parecidos com os da gravidez. Os sintomas de nidação, porém, podem ser diferentes dos sintomas de gravidez mais típicos. Eles não indicam exatamente de gravidez, mas somente podem mostrar que alguma coisa diferente esta acontecendo no corpo da mulher. Então para desvendar este mistério vão aqui os sintomas de nidação mais comuns:
- Pequenos sangramentos da cor amarronzada, rosado ou aguado, durando no máximo 3 dias; sem fluxo de cor viva e intenso
- Cólicas parecidas com as menstruais
- Leves pontadas no baixo ventre
Os sintomas de nidação podem aparecer entre 7 e 15 dias após o período fértil se a fecundação do óvulo aconteceu. Portanto, só se tem a nidação se o embrião se fixar e acontecer a gravidez.
Quando os Sintomas da Nidação Ocorrem?
O prazo médio para acontecer finalmente a nidação é esse, de 7 a 15 dias. Mas fugindo a regra, algumas mulheres podem ter os sintomas de nidação bem depois do esperado, que seria no final do ciclo, próximo à menstruação. Em casos de ovulação tardia, os sintomas de nidação podem aparecer até 15 dias depois da ovulação, passando assim alguns dias e deixando a tentante a espera da menstruação com vários betas HCG e testes de gravidez de farmácia negativos nas mãos.
Isso acontece porque o HCG, hormônio que é exclusivo da gravidez só será produzido pelo corpo após a implantação do zigoto no endométrio e isso confunde muitas mulheres. Devemos lembrar que a nidação pode ter ou não sintomas e o mais comum é que os sintomas de nidação não sejam percebidos com tanta facilidade. Porém, é sim possível detectá-los.
Outro aspecto da nidação a ser abordado é o sangramento do meio do ciclo. Mulheres com vida sexual ativa podem engravidar no seu período fértil, e o sangramento 15, 20 dias após a menstruação pode não ser de nidação. Aliás, na maioria das vezes, esse sangramento no meio do ciclo é de ovulação! Nem todo sangramento pouco e marrom é de implantação, de nidação. O sangramento considerado de nidação é somente aquele em que após acontecer o teste passa a positivar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário