gravidaMuitas mulheres se alarmam com qualquer corrimento na gravidez, mas você sabe que nem toda secreção que aparece na gravidez é ruim? Claro que corrimento sempre é ligado a doenças ou infecçõesnaquele momento, mas se for apenas uma secreção, nem sempre é motivo para preocupação.
O corrimento na gravidez que é de fato preocupante, é aquele que apresenta uma coloração especifica e também um odor característico que pode variar de mulher para mulher, mas ainda sim ser parecido. Normalmente o corrimento é um sinal de que o corpo está passando por alguma infecção na região intima. Os sintomas que a gestante pode apresentar durante uma infecção são:
  • Corrimento de cor diferenciada, marrom, amarelo, esverdeado e até acinzentado
  • Coceira e ardência durante o dia
  • Cheiro característico de água sanitária ou mais forte
  • Pele grossa ou com bolinhas na região intima
O corrimento preocupante tem cheiro forte e algumas vezes podem vir acompanhadas de um inchaço na região vaginal e também dores no baixo ventre assim como coceiras internas e externas. A infecção também pode causar um ardor ao urinar ou se lavar, o xixi ou água entra em contato com a pele machucada e provocar dores e ardências. Esses são os sintomas de uma possível infecção por fungos ou bactérias, vaginites, infecções no colo do útero e até mesmo DSTs. Qualquer mudança deve ser relatada a um médico o quanto antes para inicio do tratamento. Por isso a gestante deve ficar atenta a qualquer diferença e um ótimo parâmetro para essas mudanças é ficar sempre de olho na calcinha, ela pode mostrar qualquer alteração que acontecer na vagina, a mulher deve conhecer o seu cheiro habitual.

Qual Corrimento na Gravidez que não Apresenta Perigo?

Muitas mulheres nem se dão conta do corrimento de infecção e algumas vezes só o percebem após um tempo e aí pode ter agravado o quadro. Normalmente o corrimento que vemos na gravidez é o saudável. Aquele branco pastoso que mais parece uma pomadinha é um sinal de que tudo está bem, porém esse muco não deve apresentar cheiro e deve ser em quantidade moderada sem maiores sintomas. O muco de progesterona pode aparecer muitas vezes e em algumas mulheres manchar a calcinha e até deixar uma rodinha dura como marca dessa secreção.
O problema é quando esse muco passa a se tornar abundante e espesso demais, assim mostrando que nem tudo vai tão bem. Por isso a mulher deve fazer um acompanhamento pré natal religiosamente pois se houver alguma alteração então, o médico pode indicar um tratamento adequado. O diagnostico dos problemas com os corrimentos na gravidez são simples, basta uma citologia oncótica, o famoso papa Nicolau. Esse exame consiste em tirar um pedacinho da cérvix da mulher e do muco que ali existe a fim de examinar a flora vaginal para verificar se há alguma bactéria, proliferação na lamina e via microscópio. Se houver então, o médico irá orientar o melhor tratamento.
Esse tratamento pode ser a base de pomadas ginecológicas antifúngicas e em algumas vezes a base de ducha vaginal. Algumas vezes o medico também pode receitar antibióticos ou algum tipo de procedimento como cauterização do colo do útero e seu beneficio x riscos mesmo na gravidez. Para evitar esses corrimentos na gravidez ou fora dela, a mulher deve tomar alguns cuidados:
  • Usar roupas mais leves no verão
  • Evitar calças jeans muito justas e o tempo todo
  • Calcinhas de algodão
  • Dormir 1 ou 2 noites na semana sem calcinha
  • Secar bem a região vaginal
O crescimento dos fungos é resultado de um vestuário apertado e quente, se a mulher jeans ou tecidos grossos todos os dias, deve procurar uma alternativa principalmente na gravidez. As calcinhas de algodão são uma boa pedida em qualquer fase e mais ainda na gravidez. Mulheres que usam saias são as mais beneficiadas nesse caso, a ventilação ajuda e muito na prevenção dos corrimentos na gravidez. O muco esverdeado, amarelado ou branco no final da gravidez se não apresentar mau cheiro, pode ser um sinal que o tampão está prestes a sair ou já esteja em andamento! Devemos lembrar que toda gestante deve fazer um bom acompanhamento médico e qualquer corrimento na gravidez que seja diferente, reportar ao seu medico ginecologista.