A gripe já é uma doença chata e incômoda para nós adultos, quanto mais para nossos pequenos que não conseguem falar o que estão sentindo e acaba ficando irritados com o mal estar. Quando notamos nosso bebê gripado ficamos angustiadas, ainda mais quando somos mãe de primeira viagem, e não sabemos como agir nesse momento.

É bom a mamãe se preparar, pois ficará craque no assunto bebê gripado porque crianças ficam em média 7 a 12 vezes gripada ou resfriada por ano e isso ocorrerá ate os 5 anos de idade, que será quando seu sistema imunológico estará mais forte. Normalmente a gripe vai embora sozinha com o passar dos dias, porém podem ser tomadas algumas medidas para aliviar o incômodo do bebê como:
- Deixar que o bebê durma com a cabeça mais elevada que o resto do corpo. Dessa forma a respiração ficará um pouco melhor, além de aliviar o nariz entupido.
- Mantenha o nariz do bebê sempre limpo com um aspirador nasal e soro fisiológico, você pode utilizar o de conta gotas ou o de spray.
- Se já tem mais que 6 meses e já toma suquinhos, ofereça suco de laranja que além de hidrata-lo auxiliará no combate da gripe pois é vitamina C um remédio natural.
Além desses cuidados, mamadeiras, chupetas e copos devem ser esterilizados a cada uso fora a higiene das mãos ao tocar no bebê que devem ser realizadas sempre antes de pegar a criança. Isso ajudará na rápida recuperação, mantendo outros vírus e bactérias longe do alcance do bebê.
Bebê Gripado com Tosse?
Sim, é normal um bebê gripado com tosse , isso porque a gripe é uma infecção das vias respiratórias, causada por uma variedade de vírus e que é transmitido através de gotículas de saliva expelidas através de espirros e tosse que acabam sendo aspiradas por pessoas ao redor. Outro meio de transmissão é pelas mãos que recebem o vírus a cada tosse e espirro ao se proteger com as mãos, por isso é essencial lavar bem as mãos principalmente quando for pegar um bebê ou uma criança.

Como o vírus afeta as vias respiratórias, a tosse ocorre como uma forma de combate e de eliminação dos agentes que estão atacando. Você só deve se preocupar e procurar um pediatra, se acaso os sintomas persistirem mais que 5 dias, os pulmões cheios de catarro e apresentando febre superior a 38 graus. Com esses sintomas é aconselhado à visita de um pediatra e se achar necessário um raio-X do pulmão para ver a intensidade do catarro e se á algo mais grave . Caso constatado o pulmãozinho cheio, os cuidados deverão ser redobrados com o bebê gripado, pois caso não seja tratado corretamente poderá progredir para uma pneumonia e o quadro se agravar ainda mais.
O tratamento ideal para cada bebê deve ser aconselhado pelo pediatra após consulta e nenhum medicamento deve ser oferecido sem prescrição medica. No caso do bebê gripado, normalmente o tratamento é à base de soro fisiológico para higiene das narinas e de antitérmico em caso de febre.
PEDIDO PARA PRÓXIMO TEMA NOS COMENTÁRIOS!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário