quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Como Saber o Dia Certo da Ovulação

Muitas mulheres tem dificuldades em saber quando estão férteis, isso seja por um ciclo desregulado ou mesmo um ciclo com algum tipo de intercorrência como policísticos por exemplo que na maioria das vezes boicota a ovulação pela sua ação hormonal no corpo. Apesar de o período fértil feminino ser um tanto complexo, mulheres que desejam engravidar devem ficar atentas aos sinais que o corpo dá para aproveitar e namorar nesse período onde estaria ovulando para conseguir a gravidez. Mas como detectar o período fértil feminino em meio a ciclos irregulares e em alguns casos ausência de muco?

A verdade é que ciclos irregulares são mais difíceis de lidar quando o assunto é engravidar. Ter consciência desse ciclo e conhecer o corpo é fundamental para o sucesso das tentativas para engravidar. Saber exatamente que o período fértil feminino se dá com as mudanças hormonais e que essas mudanças podem ser percebidas com clareza em alguns casos mas, nem tanta em outros. Parte desse processo é o muco cervical, ele é um forte indicio de que a ovulação está acontecendo naquele período certo?
Sabemos que o muco mais fértil é aquele mais elástico que vai afinando durante o processo de ovulação e no período fértil feminino. Com os dias passando a tendência desse muco elástico é ficar mais fino, mais escorregadio e esticar digamos assim. Porém nem todas as mulheres tem esse muco! Sim, ai você me pergunta, mesmo se eu não tiver muco elástico como sempre descrevem, posso ovular? Pode! Algumas mulheres tem tendência a ter o muco watery (aguado) no período fértil. Fica úmida ao extremo porém sem o muco tradicional elástico ou de aparência de clara de ovo. Esses casos são mais comuns do que se imagina! Então mulheres que tendem a ficar bem mais úmidas durante o período fértil feminino devem namorar quando se sentirem mais úmidas certo?
Outro aspecto também que deve ser levado em consideração é a receptividade da vagina nesse período fértil, ela pode se tornar mais inchada e mais sensível ao toque. Algumas mulheres tem um aumento considerável da libido para facilitar a concepção (excitação sexual). É a natureza trabalhando a favor da gravidez. Não podemos esquecer o muco do tipo sabão, que muitas mulheres têm, mas não sabem que é um muco fértil. Muco com aspecto de sabão, uma gosminha parecida com a lubrificação vaginal para a relação sexual, mas em maior quantidade do que a de costume certo. Se você vir esse muco então manda bala nas relações sexuais, pois a chance de acontecer uma ovulação é muito grande.

Como Calcular o Dia Fértil em Ciclos Desregulados

Aí que muitas mulheres com ciclos desregulados se confundem. Normalmente a ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Em ciclos regulares é bem fácil identificar o período fértil mesmo que a mulher não apresente o muco fértil. Mas e em ciclos desregulados? Ai que alguns truques para conseguir pegar o período fértil aparecem q podem se tornar bem útil, aprender como calcular o período fértil é uma vantagem e tanto, controlando os sinais da ovulação!
Ok, vamos imaginar que em ciclos irregulares há uma média de dias. Mesmo que seja longo, há mulheres que tem ciclos de até 80 dias! Sim, mulheres portadoras de descontrole hormonal tendem a ter ciclos longos. Isso sem contar mulheres que tem ovários policísticos. Após constatar que os hormônios estão em ordem por meio de exames de sangue e ultrassom para ver que os ovários e útero estão ok pode-se fazer uma média entre o maior e menor ciclo menstrual que já teve. Ciclo menstrual é o intervalo entre uma menstruação e outra e no meio dele ou 14 dias antes da próxima menstruação tem inicio o período fértil feminino. Se teve um ciclo maior de 40 dias e então um ciclo menor de 20 dias, devemos levar em conta esses dois números para pegar um período fértil da média.
Então vejamos, para descomplicar entenda:
Ciclo com 40 dias = 40 dias de ciclo – 14 dias antes da próxima menstruação = 26º dia do ciclo (provável dia da ovulação)
Ciclo com 20 dias = 20 dias de ciclo – 14 dias antes da próxima menstruação = 6º dia de ciclo (provável dia da ovulação)

Assim concluímos que se deve ter relação entre o 6º dia do ciclo e o 26º dia do ciclo para cercar uma possível ovulação. e tiver um ciclo com média de 32 dias seu dia mais fértil seria o 18º dia do ciclo certo? Mas também devemos lembrar que o período fértil feminino é de 7 dias, com 3 dias antes e 3 dias depois do dia mais fértil. Se namorar 2 dias antes do dia mais fértil, ainda sim tem chance de engravidar! Teoricamente se o ambiente uterino estiver propicio, o esperma pode sobreviver até 72 horas dentro do útero.
Então podemos concluir que: uma mulher que não tem muco aparente, o muco mais elástico pode sim ovular. Basta verificar se está tudo ok com os seus hormônios. Agora, se for do tipo irregular mas, também não conseguir identificar o muco do período fértil, fazer essa continha pode deixar bem mais simples e namorar nos dias certos. Lembrando que existem técnicas bacanas como o teste de ovulação, esse também é um ótimo aliado para quem quer engravidar mesmo com um período fértil bagunçado.
Lembre-se o período fértil feminino leva cerca de 7 dias mas pode se estender por até 10 dias, vai depender do organismo e quantidade de estrogênio, FSH e LH que esteja circulando no corpo da mulher.

Mãos a calculadora e bora namorar! Força na peruca e muito treino!


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A Mãe Mais Jovem do Mundo

Já nos tempos antigos eram muito comuns os casamentos arranjados e precoces.Meninas de 12,13 e 14 anos sendo entregues a homens mais velhos e de alto poder aquisitivo ou até mesmo os casamentos normais, por ser considerado comum na época. Atualmente muitas meninas nessa idade engravidam sem nenhum compromisso e maturidade para encarar a maternidade e acredite existe mães mais jovens do que as idades citadas, que chegam a chocar quem conhece a história, afinal são crianças!! Como é o caso da mãe mais jovem do mundo!!
Conhecida como a mãe mais jovem do mundo, a pequena Lina Vanessa Medina nascida em 27 de setembro de 1933 em Pauranga no Peru, surpreendeu sua família pobre com um crescimento assustador do abdômen ao atingir seus 5 anos de idade. Seu pai, Tiburcio Medina procurou prontamente o curandeiro da vila, que com sua experiência conseguia atender quase todos os casos do povo. De inicio, acreditava-se que o que Lina tinha era uma cobra, também chamada de Apu pelo povo que iria crescer dentro de sua barriga até leva-la a morte. Porém o fato foi descartado pelos curandeiros, afirmando que não se tratava de nenhuma superstição local e que um hospital deveria ser procurado imediatamente. Conheça a seguir Lina e seu filho Gerardo.



Os pais da pequena Lina acreditam que o crescimento de seu abdômen se tratava de um tumor maligno e que os dias de sua pequena filha estavam contados, mas após consulta e avaliação medica foi constatada uma gestação de 7 meses para o espanto da família e dos médicos envolvidos. O medico Gerardo Lozarda, responsável na época pelo diagnóstico da gravidez precoce decidiu encaminhar e acompanhar a pequena Lina para a capital do Peru para que outros especialistas pudessem comprovar a situação.
E no dia 14 de maio de 1939, apenas 4 semanas depois do descobrimento da gestação a pequena Lina deu a luz a seu bebê de 2,7 kgs e extremamente saudável. Os doutores Gerardo Lozarda e Dr. Busalleu realizaram nesta data uma cesariana visando a impossibilidade da realização de um parto normal com uma criança tão pequena e sua pélvis tão estreita. O bebê, filho de Lina a mãe mais jovem do mundo foi batizado por Gerardo Medina, em homenagem ao doutor que cuidou de sua saúde com tanta dedicação.
O verdadeiro pai do bebê de Lina nunca foi descoberto, mesmo a policia apontando seu pai como principal suspeito. Ele chegou a ser preso na época e foi solto em seguida por falta de provas. O bebê foi criado como irmão de Lina e ao atingir a maturidade foi informado sobre sua verdadeira mãe, que praticamente cresceu junto dele, não abdicando da infância e brincando com suas bonecas e demais crianças.

Lina Medina


                                                            Lina Medina 28 anos após dar a luz

                                                                                   
                                                                                              Lina e seu filho

Como Uma Criança Pode Engravidar?

Uma gravidez só é possível acontecer quando o desenvolvimento do aparelho reprodutor feminino esta totalmente formada e isso acontece na puberdade, na fase em que o corpo da menina se transforma e vai se modificando para o corpo de uma mulher. Normalmente este fato ocorre à partir dos 10 e 11 anos de idade e com o inicio da menstruação ou também reconhecida como menarca. A menina agora mulher já pode se reproduzir sexualmente. Obviamente existem os casos de precocidade, onde meninas tem sua primeira menstruação aos 8 anos de idade e devido a estupros acabam engravidando precocemente.
No caso de Lina Medina, o desenvolvimento de seu corpo aconteceu mais cedo ainda, e sua menarca ocorreu com apenas 8 meses de vida, quando ainda era apenas um bebê. Seus seios começaram a se desenvolver aos 4 anos de idade e ao atingir 5 anos de idade sua maturação óssea estava totalmente avançada para a idade, além do alargamento da pélvis.

A puberdade precoce é uma ocorrência considerada rara e pode acontecer tanto com meninas como meninos a partir dos 8 anos de idade. Os principais sinais da precocidade são o crescimento de pelos pubianos, crescimento dos seios, sangramento vaginal e um crescimento muito rápido da estatura. Caso constatado esses sinais, uma ginecologista deve ser procurada para avaliação do quadro. Existem medicamentos atualmente que conseguem retardar a menarca para que ocorra no tempo adequado sem maiores prejuízos a saúde.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Chá Revelação – Kit Festa